By using this website, you agree to the use of cookies as described in our Privacy Policy.
Rua António Augusto Gonçalves, 3040-241 Coimbra

Notícias

Biblioteca Newsletter 3 - Escola Secundária D. Duarte

Biblioteca Newsletter 3 - Escola Secundária D. Duarte

Dia Mundial da Abelhas

Dia Mundial da Abelhas

O mundo das abelhas e dos polinizadores invadiu a Escola Secundária D.Duarte entre os dias 20 e 22 de maio. Comemorando o dia Mundial das Abelhas, o Ecomuseu do Mondego e o programa Eco-escolas organizaram, em parceria com o Curso Profissional de Recursos Florestais e Ambientais, um conjunto de atividades para atrair as turmas para o mundo dos polinizadores e os riscos que enfrentam. A par da exposição com cartazes alusivos ao tema e exemplares de flores em diferentes estádios de desenvolvimento, decorreu uma sessão informativa no auditório, dinamizada por dois biólogos do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, a Dra. Sara Leston e o Dr. Nuno Capela. No final, foi oferecida uma degustação de mel da sua produção às turmas 10ºA e 10ºB que participaram na sessão. No dia 21, o apicultor António Rosário veio dar voz aos equipamentos de apicultura expostos no átrio.

As abelhas deixaram na Escola D. Duarte uma mensagem doce e um apelo à sustentabilidade dos ecossistemas, pela proteção dos polinizadores.


Vamos cuidar do Património - EB.2,3 Taveiro

Vamos cuidar do Património - EB.2,3 Taveiro

No passado dia 29 de maio, deu-se o culminar da participação dos alunos do 8.ºF da EB2,3 de Taveiro no projeto “Vamos cuidar do Património“, projeto dinamizado com a colaboração do Museu Machado de Castro, da sua Liga de Amigos, do Plano Nacional das Artes e da Fundação Bissaya Barreto.
Este projeto visou promover o conhecimento do património envolvente, bem como a sensibilização para a sua preservação.

Ver Fotos...


Visita de estudo – EB1 de Casais

Visita de estudo – EB1 de Casais

No dia 24 de maio, os alunos da EB1 de Casais e respetivos professores e assistentes operacionais foram de autocarro a Lisboa, para visitarem o Padrão dos Descobrimentos e o Oceanário.

O Padrão do Descobrimentos representa um navio com três velas, que parece avançar sobre o Tejo. Na proa encontra-se o Infante D. Henrique, seguido de trinta e duas figuras esculpidas em duas rampas e que representam personagens históricas envolvidas nos Descobrimentos Portugueses.

No Padrão foram recebidos por uma mediadora que os conduziu a um pequeno auditório onde assistiram a uma curta metragem sobre este monumento e sobre Belém.

Após a sessão no auditório, subiram ao topo do monumento, onde, com uns binóculos, avistaram algumas partes de Lisboa.

Enquadrado na paisagem junto ao rio Tejo, o Oceanário tem como mascote principal, o boneco Vasco, o super-herói defensor dos oceanos, criado para homenagear Vasco da Gama, o grande navegador Português.

Ali chegados, os alunos, distribuídos em pequenos grupos com os respetivos professores, foram acompanhados pelos guias e “mergulharam” nas águas dos oceanos ali representados.

Puderam admirar uma enorme diversidade de espécies marinhas, tais como: enguias-de jardim, peixe-lua, peixe palhaço, lontras, tubarão - touro, manta-diabo, anémonas, medusas, esponjas, corais, estrelas do mar, dragões marinhos, entre outras, e assistiram à hora da refeição dos pinguins de Magalhães.

Foi, sem dúvida, um momento mágico para todos os participantes e o entusiamo era evidente!

Ver fotos...


CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES DE JUVENIS DO DESPORTO ESCOLAR, EM LAGOA E PORTIMÃO

CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES DE JUVENIS DO DESPORTO ESCOLAR, EM LAGOA E PORTIMÃO

Decorreu entre os dias 23 e 26 de maio, uma das competições do Desporto Escolar mais esperadas deste ano.

Os Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, realizaram-se em Lagoa e Portimão, envolvendo cerca de 1400 alunos e 250 professores, de todo o país, nas competições de 12 modalidades – Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boccia, BTT-XCO, Canoagem, Futsal, Natação, Patinagem, Surf, Ténis de Mesa e Voleibol.

A Escola Secundária D. Duarte, como venceu as competições das fases locais e regionais, na modalidade de Badminton, categoria de juvenis femininos (singulares e equipas), apurou-se para a fase nacional.

Participantes: 

  • Singulares Juvenis Femininas: Beatriz Pires, 10ºA| 7º lugar
  • Equipa de Juvenis Femininas: Alícia Valério, 9ºH; Beatriz Pires, 10ºA; Bruna Cardoso, 11ºC e Júlia Batista, 12ºC| 5ºLugar
  • Árbitro: Carlos Damasceno, 8ºH

 Parabéns às nossas alunas e árbitro pela boa prestação, empenho e fair play.

Nesta fase nacional, estiveram presentes as equipas representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) que se apuraram, após as competições das fases locais e regionais, as quais envolveram um total de 84.000 alunos, distribuídos por cerca de 4700 grupos-equipa.

Ver Fotos


 

 

logos