Raízes e utopias: cuidar e construir
No âmbito das atividades do Curso Profissional de Animador Sociocultural e do Projeto Cultural do Agrupamento Coimbra Oeste, «Raízes e utopias: cuidar e construir», no próximo dia 29 de janeiro, pelas 17.30h, no Auditório José Manuel Melo, na Escola Secundária D. Duarte, realiza-se uma sessão composta por trabalhos de teatro, dança e música criados pelo Curso, e ainda por uma intervenção da Trupe Leal Conselheiro.
O evento visa, igualmente, uma ação de solidariedade com o Centro Comunitário de Inserção Social, para a qual solicitamos a sua colaboração. (ver os pormenores na imagem de convite).
A sessão dirige-se à comunidade educativa do AECO, pelo que teríamos muito gosto em que nos honrasse com a sua presença.
Dada a lotação limitada do Auditório, solicitamos a confirmação da sua presença até ao próximo dia dia 27 de janeiro (segunda-feira), para o email
O NATAL NUM POSTAL
À semelhança de anos letivos anteriores, professores e alunos de todos os ciclos de ensino foram convidados a participar no Desafio «VAMOS VIVER O NATAL 2024» promovido pela Biblioteca Municipal de Coimbra, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.
Nas turmas dos 2.º e 3.º Ciclos, tudo começou com a leitura expressiva e breve exploração pedagógica de um excerto da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a que se seguiu o incansável e criativo trabalho de alunos e docentes nas aulas de Educação Visual e Design Gráfico.
Número de participantes no AE Coimbra Oeste:
1.º CICLO – 151 alunos
2.º CICLO – 254 alunos
3.º CICLO – 405 alunos (a que se juntaram 67 alunos no Postal de Natal Digital)
SECUNDÁRIO – 4 alunos (a que se juntaram 4 alunos no Postal de Natal Digital)
Apurados os trabalhos que representariam o AECO no Concurso Concelhio, foi com uma satisfação enorme que recebemos a notícia de que três trabalhos do AECO foram premiados:
2.º Ciclo – Laura Coimbra | 6.º D
3.º Ciclo [Postal Digital] - Samilly Silva - 7.º D | Francisca Maia - 7.º D | Iara Simões - 7.º D
Secundário [Postal Digital] – Josefa Henriques Ribeiro | 3.º AFAS
Muitos parabéns a todos os participantes!
Muitos parabéns aos fantásticos artistas e aos seus excelentes professores.
Jornal A Cegonha - 12º Edição
Iniciámos o 3.º período letivo com a Oficina do projeto Mil Pássaros, no JI da Ribeira de Frades, que se realizou a 12 de abril. Este projeto, da Companhia de Música Teatral (CMT) em parceria com o Município de Coimbra, tem como desígnio chamar a atenção para a fragilidade do mundo em que vivemos e para a necessidade de cuidar do ambiente.
1.º Torneio de Futsal 5x5 Inter-Escolas
No dia 26 de junho decorreu no Pavilhão do Clube Futebol Santa Clara o 1.º Torneio de Futsal 5X5 inter-escolas para as turmas de 3.º e 4.º anos do AECO. Nesta iniciativa participaram as escolas do 1.º ciclo de Almas de Freire, escola organizadora, Cruz de Morouços, Fala e Póvoa. Foi uma manhã desportiva marcada pela alegria das equipas participantes e dos apoiantes.
No final do torneio houve entrega de medalhas para os primeiros classificados, mas também de participação para todas as equipas inscritas. O primeiro lugar do torneio ficou na EB1 de Almas de Freire para o 3.º e 4.º ano.
Citando Pierre de Coubertin, “o importante não é ganhar, mas sim participar.”
A Luz do Fundo do Mar - EB2,3 Inês de Castro
No passado dia 31 de maio, na Biblioteca da Escola Básica 2, 3 Inês de Castro foi a estreia do Projeto de Teatro Musical “A Luz do fundo do mar”, em duas sessões destinadas a alunos do 2º ciclo e a encarregados de educação dos alunos participantes.
Este projeto, que resulta do trabalho de uma vasta equipa, é 100% original: desde a criação do texto “ A Luz do Fundo do Mar”, à sua musicalização e adaptação para teatro, até à componente de dança, elaboração dos cenários e figurinos, tudo foi nascendo de uma sinergia de amor às artes; com o intuito de tornar a escola um espaço de formação, entretenimento criativo e artístico, um espaço de sensibilização de toda a comunidade escolar para o problema da poluição dos mares e para a importância da preservação dos oceanos.
Neste projeto, o Clube de Música uniu-se ao Clube de Teatro e ao Clube das Artes, contou com a colaboração de mais dois docentes do Departamento de Expressões e integrou o Programa Eco-escolas.
Os alunos envolveram-se com muito entusiasmo e empenho e certamente não irão esquecer esta experiência.
Ficha Técnica do Espetáculo de Teatro Musical